quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PAULO MOREIRA LEITE COMENTA TEXTO SOBRE O 11 DE SETEMBRO

Dez anos de derrotas americanas

05:14,

Paulo Moreira Leite

Estados Unidos, Geral, Política, economia Tags: 11 de setembro

Parece incrível mas é verdade. Acabo de ler uma análise nova sobre os dez anos passados após o atentado de 11 de setembro.

Essa raridade encontra-se numa longa nota de Michael Vlahos, especialista em assuntos militares, publicada pelo site huffingtonpost. Sua tese pode ser resumida assim: foram dez anos de implacáveis derrotas americanas. Vlahos não diz isso desta maneira, mas é este seu raciocínio. Pela leitura de seu texto, o pós-11 de setembro marca um período em que os EUA foram vencidos nos conflitos militares, na economia, na política.

Num texto que se inicia em tom de advertencia, 72 horas antes da realização de eventos obrigatórios no mundo inteiro sobre a tragédia, Michael Vlahos afirma: “esta é uma ocasião solene e comemorativa. Talvez seja nosso único real momento para uma reflexão construtiva.”

Vlahos prossegue, um pouco depois: “Não vamos aprender nada após dez anos de tragédia, desperdicio e ruína a menos que encaremos” o que aconteceu.

A questão, explica, reside em saber se os EUA ganharam ou perderam a guerra iniciada após os ataques. Neste ponto, ele vai direto ao ponto: os Estados Unidos foram derrotados no plano subjetivo — sentem-se derrotados — e também no plano objetivo, porque foram efetivamente derrotados. Os fatos:
1) Nenhuma das metas definidas no momento da escalada militar, como criar um ambiente de segurança e estabilidade no Oriente Médio, foi atingida.

2) Nenhum dos eventos apontados como positivos pelo governo americano, como a morte de Saddham Hussein, a execução de Osama Bin Laden, tiveram a revelancia de modificar os rumos dos acontecimentos.

3) As tropas americanas são mais vulneráveis e menos respeitadas, hoje, do que há dez anos.

4) Ainda que os EUA permaneçam e possam permanecer por muitos anos como a principal referencia economica e política do planeta, o país se sente em posição de declínio e se encontra em posição de declínio, e é impossível deixar de associar essa situação a mobilização pela guerra, que consumiu 4 trilhões de dólares. A China consolidou-se sua potencia economica global neste perído de guerra.
5) Como é tipico numa situação de derrota em toda linha, a população encontra-se mais dividida do que nunca. Sua vida política tornou-se paralisante e desfuncional.
6) A crise economica lembra os piores momentos da depressão dos anos 30. Detalhe: não se vê uma perspectiva política para tirar o país da crise, ao contrrário do que ocorria nos piores momento da depressão de 30.

Uma leitura da íntegra do texto revela uma argumentação original e corajosa. Você não precisa concordar com tudo — ou com nada do que ele escreveu — mas terminará a leitura (o original é em inglês) com um bom material para conversa e reflexão.
(Pegue o link: http://www.huffingtonpost.com/michael-vlahos/post_2358_b_952745.html)

Nenhum comentário: